sexta-feira, 20 de março de 2020

TURMA DO CHAVES - PARTE 1: KIT COM 10 PERSONAGENS

Hoje essa turminha que há anos diverte crianças e adultos está de volta. Trata-se de uma coleção não oficial, pois possui a Chiquinha, e essa personagem não aparece no desenho, somente na série clássica. Portanto essa coleção poderá muito bem representar tanto o desenho, quanto a série clássica.


Como podemos ver, neste kit vem os seguintes personagens: Godinez, Dona Clotilde (Bruxa do 71), Professor Girafales, Dona Florinda, Pópis, Quico, Chiquinha, Nhonho, Chaves e Seu Madruga, os quais eu vou descrever individualmente e dar a minha nota. Bom, chega de enrolação  e vamos ao que interessa:

Chaves
Vamos começar pelo protagonista, que nada mais é  do que o moleque atrapalhado que mora em um barril no pátio da vila e que apronta todas "sem querer, querendo" como ele mesmo diz. Possui articulações na cabeça, nos braços e nas pernas. Infelizmente não acompanha o barril, mas não  vou tirar ponto disso, mas sim de alguns erros de pintura que são: o remendo do calção, as listras da camisa e os suspensórios na parte de trás não vieram pintados. Nota: 9.




Quico
Filho da Dona Florinda e principal amigo do Chaves, que costuma aparecer com sanduíches de presunto, guloseimas ou brinquedos, com os quais se exibe em frente ao Chaves, o que por muitas vezes gera brigas entre eles. Possui articulações na cabeça, nos braços e pernas, porém o seu terninho de marinheirinho não  vem com os detalhes em branco pintados e o seu boné não é colorido. Nota: 9.




Chiquinha
Filha de Seu Madruga, é uma garota levada, esperta, mas de bom coração. Sempre que o Senhor Barriga aparece na vila para cobrar o aluguel, Chiquinha ajuda o pai a escapar de tal cobrança. Possui articulações na cabeça, nos braços e nas pernas, porém  não curti muito o molde da cabeça  dessa Chiquinha, eu a achei um pouco bizarra. Nota: 8.




Nhonho
Filho do Senhor Barriga, adora comer. É estudioso, sempre sendo o 1° da classe, mas às vezes dá umas mancadas. É também bastante egoísta, quando o assunto é comida, e assim como seu pai, também é alvo de piadas ligadas a sua obesidade. Possui articulações nos braços e pernas. Nota: 10.




Pópis
Uma garota mimada e de voz fanha, é sobrinha de Dona Florinda e prima do Quico. Sempre traz consigo a sua boneca Serafina. Possui articulações na cabeça, nos braços e as pernas. Os pontos negativos dela são: os laços do cabelo e a listra do vestido dela não são  pintados atrás. Nota: 9.




Godinez
Aluno da escola, não muito inteligente, que senta no fundo da sala de aula e sempre acha que é culpado de tudo. Aparece poucas vezes na Vila. Possui articulações na cabeça, braços  e pernas. O único ponto negativo dele é  que a aba do boné não é pintada de amarelo. Nota: 9,5.




Seu Madruga
Ele é o pai de Chiquinha. Viúvo desempregado e preguiçoso (apesar de já ter tido mais de 25 empregos ao longo da série, sendo eles mostrados ou citados), aparenta sempre querer viver uma vida sossegada, mas seus vizinhos da vila sempre o aborrecem, de tal forma que se enfurece facilmente. Os garotos da vila, sobretudo Chaves e Quico, costumam atazaná-lo com perguntas ridículas ou brincadeiras, ocasionando em uma distribuição de pancadas, quase sempre cascudos no Chaves e beliscões no Quico. É a principal vítima dos tapas e socos da Dona Florinda, que, para defender seu filho, acha que o culpado de seu choro é Seu Madruga (em alguns episódios, realmente é o culpado). O Seu Madruga frequentemente interfere nas brigas entre o Chaves e o Quico, defendendo o bochechudo, mesmo sabendo que a Dona Florinda raramente aceita as suas explicações. Sempre foge do Senhor Barriga para não pagar o aluguel de sua casa, pois deve 14 meses. Possui articulações na cabeça, nos braços e nas pernas. Nota: 10.




Dona Florinda
Viúva da casa 14, é a mãe do Quico. A "valentona do 14" (como o Seu Madruga a chama) protege Quico de tal forma que é capaz de bater no Seu Madruga, geralmente sem querer ouvir explicações dele. Em certo ponto da história, ela abre um restaurante batizado com seu nome. É constantemente chamada de "velha coroca" e outros apelidos ofensivos por outros personagens, como Chaves e Chiquinha, inclusive o Seu Madruga. Possui articulações na cabeça, nos braços e pés. Particularmente achei ela um pouco estranha, talvez por não ter as sobrancelhas pintadas, parece que ela ficou com uma testa enorme e a parte de trás do avental que prende no pescoço não é pintada. Nota: 8.




Professor Girafales
Professor das crianças que vai sempre à vila visitar Dona Florinda, que o convida para tomar uma xícara de café em sua casa, afim dos dois flertarem. É muitas vezes chamado de inconveniente, por usar um vocabulário culto demais para os padrões da vila e também por interferir em assuntos que não lhe dizem respeito. Mostra-se tímido para tentar uma aproximação amorosa maior com ela, sempre levando flores e às vezes presentes para o Quico. É chamado pelas crianças da vila de "Mestre/Professor Linguiça", "Km Parado", "Tobogã de Salto Alto", "Mangueira de Bombeiros" entre outros apelidos por ser muito alto. Possui articulações na cabeça, nos braços e pés. O que eu achei estranho nessa versão da figura foi: o terno ser azul (no desenho é cinza), e os pés serem pequenos, fazendo com que o Professor pareça cabeçudo. Nota: 8.




Dona Clotilde  (Bruxa do 71)
Moradora da casa 71, é apaixonada por Seu Madruga. É bastante atenciosa e costuma oferecer bolos e outras guloseimas para ele, na esperança de conquistá-lo. Ele, em contrapartida, a trata bem, mas tenta evitar qualquer maior aproximação, fugindo dela. Geralmente, as guloseimas são visadas e acabam roubadas pelas crianças da vila. As mesmas crianças, sobretudo a Chiquinha, frequentemente a chamam de Bruxa do 71, como acabou se tornando conhecida por todos, por sua aparência velha e excêntrica. Possui articulações na cabeça e nos braços. O único ponto negativo é a gola do seu vestido não ser pintada atrás. Nota: 9,5.




Considerações finais
Embora sejam figuras não oficiais, representam muito bem os personagens. Por se tratar de figuras piratas, possuem imperfeições como foi citado, portanto a minha nota geral para este kit é 8,5.


Ficaram faltando os seguintes personagens, sendo eles: Senhor Barriga e Jaiminho, o carteiro. Se querem saber se haverá review deles, não deixem de lerem a próxima postagem neste mesmo horário e neste mesmo Blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário